quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cupim - Leah Miller

A arte em construção
Exposição da inglesa Leah Miller-Biot inaugura o espaço coletivo da artista plástica Ana Borges
Através da abstração a artista plástica inglesa Leah Emma Miller-Biot foi montando seu universo pictórico colorido que pode ser apreciado no período de 06 a 11 de agosto aqui, na Casa da Arte. O trabalho, composto por sete telas de técnicas variadas, é resultado da vivência de Leah em São Luís, o qual ela denominou “Cupim”.

Na capital maranhense há dois meses, Leah Miller-Biot iniciou seu trabalho inspirada nas cores e formas da casa onde está hospedada, localizada no Centro da cidade. “É tudo muito colorido. As paredes, as redes, os azulejos, as mantas que cobrem as cadeiras. Todas estas cores e formas me fascinaram, então comecei a pintar”, explica sobre o seu processo de criação. A artista, que é formada pela Escola de Artes de Glasgow, na Escócia, refere-se a “Cupim”, como sua primeira exposição.

“Já havia exposto antes, mas somente na Europa; na Escola fiz algumas coletivas durante o curso e uma individual ao final. Entretanto, esta é de fato, minha primeira exposição como profissional”, revela.

Sempre com uma câmera fotográfica na mão, Leah esteve atenta a cada referência, até deparar-se com uma trilha feita por uma colônia de cupins, na parede da casa onde está hospedada. “Foi a partir daí que resolvi intitular a exposição de Cupim, pois é mais ou menos como sinto: um cupim que vai construindo sua casa através de elementos da casa de outros. É assim a minha arte. Vou pegando pedacinhos daqui e dali para ir construindo o meu trabalho. Neste contexto, não penso da destruição que o cupim inevitavelmente provoca; gosto de pensar que estou tirando um pouquinho de cada coisa e formando o meu trabalho e consequentemente as lembranças que levarei quando partir”, comenta a artista que também é poetisa.

Exposição – O primeiro trabalho de Leah Miller-Biot inaugura o casarão de Ana Borges e do produtor cultural Josélio Alves como um espaço coletivo voltado não só para capacitação, mas também para exposição. Quem for prestigiar a vernissage estará participando ainda de um sarau que contará com uma performance da poetisa Kátia Dias.

“Na realidade será um momento artístico, que vai congregar poesia, artes plásticas e música, porque também vamos contar com uma discotecagem”, antecipa Josélio Alves.

Segundo Josélio, a idéia de realizar esta primeira exposição com uma artista ainda desconhecida do público maranhense, consolida a proposta do espaço que ele está dividindo com Ana, e que desde o início de julho abriga vários cursos. “Queremos tornar esta casa num espaço de fruição das artes, sejam elas de que vertente for. Um local onde o artista se sinta bem e possa democratizar a sua criação com o público”, sintetiza.

Sobre a artista – Leah Emma Miller-Biot nasceu na Inglaterra e viveu dos sete aos 15 anos no Brasil, sendo quatro em Manaus e três em São Luís. Aos 15 voltou para a Inglaterra tendo estudado em um colégio interno até ingressar na Escola de Artes de Glaslow, onde estudou por cinco anos. Sua influência veio principalmente por parte da mãe, também artista, que segundo ela, nos tempos que viveram no Maranhão, envolveu-se com grupos folclóricos e participou dos festejos do Divino Espírito Santo.

3 comentários:

  1. TEVE 1 DIA QE EU FUI VER VC NO HOSPITAL Q VCTRABALHAVA SE LEMBRA VC ME DEU 1 CACHIMBO FEITO POR 1 INTERNO DO HOSPITAL SE LEMBRA SE N SE LEMBRA VAI LEMBRAR DEVE TER UNS 10 ANOS Q ISSO ROLOU ME LIGA TO C SAUDADES 81969659

    ResponderExcluir
  2. OI ANA. TEM TANTO TENPO Q VC NEM SE LEMBRA MAIS D E MIN MAS EU LEMBRO MUITO BEM DE VC SE LEMBRA DO ANTIGAMENTE FOI LA SEHJ ESTOU COM 31 ANOS VOLTEI P O RIO E RETORNEI A SL EM DEZEMBRO DE 20O8 SE LEMBRA DE UMA MOTO GRANDE VERMELHA JA JA AMANHECI NA SUA CASA E TUDO ME LIGA P EU REFRESCAR SUA MEMORIA. RECORDAR E VIVER 8196 9650

    ResponderExcluir
  3. SEU ADIMIRADOR SE CHAMA ALDO FRAGA QERO T MANDAR UNMA FOTO MINHA P VC VER COMO EU ESTOU TO TRANQUILAO.............BJSSSSSSSSS MULHERAO TO SUPER FELIZ EM TE DESCOBERTO VC TA NA AREAAAAAAAQ BOMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir