terça-feira, 20 de outubro de 2009

EU SOU UMA MULHER

Exposição de Solange Renard, Ana Borges e Marlene Barros
De 21 a 28 de outubro na Casa da Arte, rua do Ribeirão, 226, Centro (Ao lado do PT)
Solange Renard é escritora e artista plástica e faz parte do grupo de três franceses em residência artística em São Luís pelo projeto Desloquemo-nos/Deplaçons-nous, que faz parte da programação do Ano da França no Maranhão. Com sua instalação intitulada Je suis une femme/ Eu sou uma Mulher, ela interrogará o público, especialmente o feminino, sobre a imagem da mulher. O que uma mulher vê ao se observar em um espelho? A instalação proposta por Solange Renard visa captar este olhar da mulher sobre sua própria imagem, bem como os das outras mulheres que a cercam.

Em processo de confluência artística com as expressões locais, Solange montará sua exposição com duas artistas plásticas maranhenses, Ana Borges e Marlene Barros, cujos trabalhos sobre a imagem da mulher se complementam nas suas diversas expressões, da instalação proposta por Solange, aos quadros de Ana e às esculturas de Marlene.

Agenda
Quarta-feira, dia 21 de outubro, às 17h, abertura da exposição na Casa da Arte.
Debate sobre o projeto Sou uma Mulher/ Je suis une femme, na Semana de Letras da Universidade Federal do Maranhão: Quarta-feira, dia 28 de outubro às 11h, no Centro de Ciências Humanas (CCH).

O que é o Collectif 12?
O Collectif 12 é um lugar e uma equipe de artistas instalados em uma antiga vidraçaria na cidade de Mantes la Jolie, nas proximidades de Paris. Hoje, trata-se de um local de espetáculo e exposição, de encontro com o público e com outros artistas. Desde 1998 o coletivo produz, acolhe ou acompanha variados projetos artísticos, das artes plásticas, teatro e dança às intervenções urbanas em espaços intermediários, locais não dedicados especificamente à arte, mas que propõe ao público um olhar diferente sobre seu ambiente, seus hábitos e o espaço de seu cotidiano.

O projeto Déplaçons Nous/ Desloquemo-nos
Déplaçons-nous / Desloquemo-nos é um projeto de residência artística centrado sobre intervenção, como um ato de presença de um outro, de outrem. Esta não é a primeira experiência de encontro com artistas estrangeiros, tendo o coletivo participado de projetos com artistas do Líbano, Camarões,Congo, Egito, Síria, Jordânia, Madagascar e Austrália.

Artistas e intenções
Os três artistas presentes, Eric Garmirian, Philippe Niorthe e Solange Renard, serão convidados a interrogar o contexto que eles estarão descobrindo, através de atos e proposições artísticas leves, em interação com artistas locais.

· Eric Garmirian: diretor, ator e músico, estará responsável pela “teatralização” da cidade, com o espetáculo “O guardião do rebanho”, texto de Fernando Pessoa. Será um teatro natural do cotidiano, que é banal e excepcional ao mesmo tempo.

· Philippe Niorthe: participará enquanto artista plástico e fotógrafo, realizando duas instalações diante do mar, que convidarão o público à contemplação ao ver as ondas como lembranças pessoais e coletivas.

· Solange Renard: escritora e artista plástica, interrogará o público, especialmente o feminino. Com sua instalação intitulada “Eu sou uma mulher”, a artista trabalhará com os espelhos para colocar em tensão o olhar da mulher sobre ela mesma, sua imagem, moda e corpo. O que elas vêem quando se olham no espelho? Está é a sua pergunta, que oscila entre o local e o universal.

Contatos:
Jane Maciel: (98) 8701-4641
Aliança Francesa de São Luís: (98) 3231-6116 e 3221-3942

Nenhum comentário:

Postar um comentário